Os cursos da Encaixe se destacam por integrar o aluno completamente no processo de design. Juntos, formamos uma equipe de pensadores/construtores. Idealizamos aquilo que iremos construir em exercícios teórico-práticos, complementados por atividades de design e avaliação de idéias e projetos em equipe. Nosso posicionamento como coordenadores do curso, é o de ouvir, discutir e implementar as suas idéias. Nossos cursos, diferente de outros cursos de bioconstrução, não irá te pedir para implementar um design pronto, desenvolvido por nós mesmos, ele tem como objetivo te ENSINAR a pensar e executar a partir de uma técnica construtiva sustentável.
O QUE DIZEM OS ALUNOS
Arquiteta formada pela USP
Estou pra me formar na faculdade e o máximo que criei foram protótipos (que nunca foram usados). O NOSSO PROJETO SUPEROU. A autoria é do coletivo. Acho bacana a Encaixe se abrir pra isso.
FILIPE BISOF
Designer formado pela Belas Artes
Quando eu vi o bambuzal pela primeira vez, fiquei emocionado. Não tem nem o que falar, se você tiver a oportunidade de participar, VALE MUITO A PENA! Só tenho que agradecer mesmo.
BEATRIZ MÉLO
Estudante de Arquitetura na USP
Aprendi muito mais do que eu imaginei que ia aprender. FOI MUITO ALÉM DISSO. Hoje, eu vou pensar em arquitetura de um jeito bem diferente.
LILIAN GIMENES
DENISE MACHIDA
Arquiteta formada pela CEUNSP
Sem tudo que a gente aprendeu aqui, você não tem como ir pra frente e construir qualquer coisa.
RAFAEL YUTHA
Administrador formado pela PUC-SP
Hoje em dia não tem lugares que ensinam dessa forma. Então foi uma coisa que me chamou atenção nesse curso da Encaixe.
Engenheiro Ambiental formado pela UNESP;
Eu já tinha visto nas redes sociais que ia ter um processo de design no curso, e isso é uma coisa que me atraiu muito - a ideia de que não tem algo pre-concebido que vai ser só construído. Eu queria fazer parte do projeto.
LUCAS OTA
CURSOS CONCLUÍDOS
CURSO DE BIOCONSTRUÇÃO COM TÉCNICAS EM BAMBU E ROCKET STOVE
Professores: Brianna Bussinger e Rafael Alves
Local: MK Bambu - Ibiúna - SP
Fotografias: Brianna Bussinger
Ano: 2018
Este curso teve como objetivo construir, em equipe, um COMPLEXO DE BANHEIROS PERMACULTURAL em Ibiúna, na sede da MK Bambu, em sua área social. O banheiro conta com 4 cabines no total, onde 2 de chuveiros e 2 de toilettes. As cabines do chuveiro contam com água quente graças à um rebuscado sistema de aquecimento de água que passa por um “rocket stove” (ou melhor, fogão foguete). As cabines do complexo sanitário são totalmente sustentáveis e geram zero impacto ambiental graças à um sistema de compostagem, o famoso - banheiro seco.
CURSO DE BIOCONSTRUÇÃO COM TÉCNICAS EM BAMBU
Professores: Brianna Bussinger e Rafael Alves
Local: Centro Cultural Butantã - CCB, São Paulo - Brasil
Fotografias: Brianna Bussinger e Lilian Gimenes
Ano: 2018
Após aprenderem técnicas básicas de trabalho e projeto em bambu, os alunos do curso de bioconstrução da Encaixe foram desafiados, em um concurso de arquitetura, a apresentaram seus conceitos para um projeto de cobertura de médio porte em bambu à uma banca de avaliação composta por arquitetos da área de sustentabilidade, construtores e clientes. Os fundadores da Encaixe e também facilitadores do curso Brianna Bussinger e Rafael Alves trabalharam para transformar a ideia selecionada em um projeto executivo e todos os alunos participaram de sua construção com ideias e mão de obra com muito suor.
INTRODUÇÃO À BAMBU
Professora: Brianna Bussinger
Local: FAU-UFRJ, Rio de Janeiro - Brasil
Parceria e Fotografias: Abricó UFRJ
Ano: 2016
O curso de Introdução à construção com Bambu foi ministrado pelo coletivo Abricó da FAU-UFRJ com intuito de ensinar elaboração de projetos e a disseminação de técnicas para a construção de uma estrutura em bambu, no espaço dos estudantes de arquitetura e design da UFRJ. Cerca de 100 alunos participaram da atividade.
BASE HABITAT SUMMER SCHOOL
Vivência: BaseHabitat Summer School
Local: Altmünster - Áustria
Ano: 2016
Fotografias: Brianna Bussinger e Katarina Zivkovic
Durante as duas semanas do curso ministrado pelo BaseHabitat, escritório de arquitetura com sede na Áustria, que trabalha com projetos de cunho social, o participante aprende bioconstrução, na prática, através de workshops com terra e bambu. OS professores são os maiores especialistas da área. Além das atividades práticas, são ministradas aulas teóricas de arquitetura sustentável. Foi criado também um networking com 100 pessoas de 40 países de todo o mundo. O objetivo foi estabelecer uma rede global e impor o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da arquitetura de bambu e terra como excelentes materiais para a arquitetura sustentável. Brianna palestrou sobre sua experiência de viagem como mulher sozinha e trabalho nas instituições mais renomadas de bioarquitetura no mundo.
PERMACULTURE DESIGN COURSE
Vivência: Integrante da equipe organizadora do Curso de Design de Permacultura do Milkwood
Local: Sydney - Australia
Ano: 2016
Fotografias: Brianna Bussinger
Um Curso de Design permacultural em Milkwood trata das habilidades e conhecimentos para projetar e implementar, com resiliência, mudanças de vida, domésticas e comunitárias e aplicá-las ao cotidiano através da permacultura, que é um conjunto de princípios que resultam em sistemas sustentáveis e produtivos, sistemas de vida, arquitetura, produção de alimentos, gestão de terras e comunidade. Durante esse curso de 2 semanas, as aulas ocorreram em uma escola de Sydney para 20 participantes. Além de contribuir na organização do curso e produção do dia-a-dia, Brianna Bussinger ministrou a aula com o tema bioconstrução.
ROCKET STOVE
Designers: Brianna Bussinger, Eraldo El Nagual, Alex BGB
Local: The Kul Kul Farm, Bali - Indonésia
Fotografias: Equipe The Kul Kul Farm
Ano: 2015
O “Rocket Stove”, em português “fogão foguete”, é um design otimizado de um fogão à lenha que permite a maximização da queima da lenha. Criando um fluxo de ar quente que permite que os gases dentro do fogão proporcionem uma segunda queima. O curso foi coordenado pela equipe e contou com a presença de 20 participantes. O fogão levou 1 semana para ser construido. Ao final, uma refeição coletiva foi feita nele para testar seu desempenho. Observou-se que o fogão tem capacidade para cozinhar refeições para grupos de até 70 pessoas. Para post completo sobre a vivência acesse esse link.
TAIPA DE PILÃO
Professores: Brianna Bussinger e Integrantes da Equipe do Abari
Local: Dhulikhel - Nepal
Fotografias: Brianna Bussinger e Zana Wright
Ano: 2015
Depois do terremoto de Abril de 2015 no Nepal, cidades foram devastadas e muitas famílias perderam tudo que possuíam. Uma das iniciativas do ABARI - Earth and Bamboo Institute, localizada no ceio de Kathmandu foi levantar um crowdfunding para reconstruir a casa de uma mãe solteira em um vilarejo à cerca de 1h30 da capital. O projeto foi idealizado para ser resistente à futuros terremotos e usar materiais locais, a terra e o bambu. A técnica de construção de taipa de pilão foi utilizada no feitio das paredes e um curso de 2 semanas foi desenvolvido para interessados entenderem melhor essa técnica, estes foram divididos em dois grupos distintos com duração de 2 semanas por módulo - um para crianças e outro para adultos.
BANHEIRO SECO II
Designer e Coordenadora da Oficina: Brianna Bussinger e Equipe do Auroville Bamboo Centre
Local: Kerala - Índia
Fotografias: Brianna Bussinger
Ano: 2014
Auroville está localizado no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, essa é uma das maiores eco-comunidades internacionais do mundo e mantém projetos e instituições que pesquisam, experimentam e constroem uma forma alternativa e sustentável de viver no mundo contemporâneo. Auroville Bamboo Centre é um laboratório vivo de bambu. Ele foi criado por um morador local, Balu, e é uma instituição que funciona através de seus voluntários. O "Programa Internacional de Treinamento em Construção com Bambu: Banheiros uni-familiares e comunitários" foi uma oficina de 2 semanas em Kerala que consistiu em utilizar duas diferentes técnicas de construção para banheiros; uma de bioconstrução utilizando taipa de pilão e outra técnica de construção seca montando a estrutura principal do banheiro com painéis pré-fabricados em esteiras de bambu.
BANHEIRO SECO I
Designer, Professora e Coordenadora: Brianna Bussinger
Local: Itaúnas, Espírito Santo - Brasil
Fotografias: Brianna Bussinger e Organizadores EREA - Itaúnas
Ano: 2014
O porto de São Mateus, ao norte do Espírito Santo, serviu durante muito tempo como porta de entrada para navios negreiros o que levou futuramente a região a abrigar uma grande quantidade de comunidades quilombolas.
Durante o EREA - Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, um dos quilombolas, Antônio Sapezeiro, procurou a organização do evento para tentar resolver o problema de saneamento básico na comunidade Linharinho.
Idealizou-se então uma oficina para solucionar a questão, foram 10 dias para desenvolver o projeto e mais 3 dias de mutirão com os participantes do encontro para construir o banheiro seco. Na execução da obra foram utilizados materiais reutilizados encontrados no entorno.