• Brianna Bussinger

O bambu e o seus segredos de corte.


Por se tratar de uma madeira com muitas particularidades, o corte do bambu tem seus segredos.


O bambu tem suas fibras sempre na posição do crescimento, ou seja do chão para o topo, isso proporciona uma incrível resistência e flexibilidade ao material, mas também pode significar um grande desafio no seu manuseio.


Neste vídeo podemos observar algumas ferramentas e técnicas para o corte de bambu, desde sua extração, com moto serra por exemplo, bastante eficiente para retirar uma grande quantidade de varas, mas muito ruim para trabalhos mais finos de acabamento, para isso podemos utilizar um serrote de poda, vai diminuir a velocidade de retirada das varas mas melhorar o acabamento.


No começo do vídeo temos a serra esquadria, excelente ferramenta para cortar rapidamente muitas secções de bambu, esse tipo de serra além de garantir incrível acabamento ainda é pratica e consome pouco material no corte.


Para cortes circulares ou confecções de encaixes nada como a serra copo, corte limpo e com bom acabamento, se estiver conectada a uma furadeira de bancada garante ainda mais precisão e refino ao trabalho. Nesse tipo de corte se queremos um furo maior do que o tamanho da serra copo ainda podemos usar uma serra tico-tico para ampliar o buraco, essa serra super versátil é fundamental no trabalho com bambu.


Agora se o corte é longitudinal o bambu facilita nossa vida, como suas fibras são sempre nesse sentido basta apenas começar o corte que ele mesmo vai continuando seu trabalho sem grandes problemas, com o auxilio de um facão (grande amigo do trabalho com bambu, desde sua retirada até a laminação de ripas, ferramenta fundamental para esse trabalho), uma faca ou mesmo outra ripa de bambu.


Mas se você quer fazer almas, retirar a secção interna do bambu, expondo seus entrecolmos, as alternativas são ou uma serra de bancada convencional ou para um acabamento quase perfeito uma serra fita. Ainda nesse sentido se você quer produzir ripas de bambu com o mesmo tamanho sua ferramenta é o bamboo splitter, essa engenhosa faca múltipla ainda não é fácil de se conseguir no Brasil, mas como é super simples pode ser encomendada com um bom serralheiro.


O bambu é um material amigo e aceita as mais simples ferramentas, com um arco de serra é possível realizar grandes feitos!

0 visualização

CONTATO ENCAIXE

Tel. +5511950220033 - Butantã - São Paulo

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza